Aula do dia 10/03/09

O homem e o mundo do trabalho.
O profissional moderno tem como desafio conciliar e responder as expectativas, interesses, desejos, vontades e sonhos tanto do dono da empresa bem como das pessoas que lá trabalham.
Este desafio é em muitos casos uma tarefa quase que impossível, visto que muitas das vezes essas expectativas são distintas, ou em alguns casos diametralmente opostas.
O trabalho é um fazer do homem, só o homem trabalha de todas as espécies animais.
Alguns povos da antiguidade tinham o trabalho como algo impuro, indigno e desprezível; o trabalho não era uma atividade digna do homem livre, cabendo aos escravos as tarefas diárias, ou seja, o trabalho.
Chegando a idade média, o trabalho era visto como servidão, onde os homens punham-se sob a proteção dos senhores, da terra prestando-lhes homenagens. O trabalho era visto como um bem árduo, mas um bem.
O trabalho só vai receber aspecto diferente e renovador com João Calvino. Através da reforma protestante, Calvino diz que o sucesso no trabalho e nos negócios deverá ser através de uma nova ética religiosa do trabalho.
Calvinismo revoluciona a medida que associa o sucesso e trabalho com a bênção divina.
No séc XVIII, o inglês (Adam Smith) afirma que a riqueza não tinha origem no mercantilismo, mas no trabalho. Com isso ele contraria os interesses do clero e da nobreza, que desprezavam o trabalho; e foi além, afirmou que para um trabalhador ter um pensamento mais ágil (para dar conta do processo de produtivo) era necessário investir em educação básica para todos.
Outra revolução quanto a percepção do trabalho é a encontrada em Karl Marx, que identifica o trabalho não só como fonte de todo valor, mas principalmente por seu caráter social.
Como se pode ver na história do homem e sua relação com o trabalho a concepção de trabalho sofre muitas transformações (social, política, religiosa e econômica, etc) através dos séculos, bem como o mundo sofre transformações de todas as ordens.
O trabalho é a práxis do homem, o trabalho prove a identidade para este homem e o habilita a sentir-se eleito e participante da sociedade. Novos módulos de trabalhar surgem, e o trabalhador é o sujeito da reestruturação do trabalho. É preciso conhecer novos modos de pensar apreciar e agir dos indivíduos a cerca das reestruturações e inovações tecnológicas.
Não há mais um perfil ao qual se encaixa um trabalhador estático e apático, hoje precisamos de um indivíduo plural e em contínuo processo de mudança e atualização.
Hoje a nova ameaça do homem é de novo o trabalho ou melhor a falta dele. Com a globalização o mundo não tem mais fronteiras e os processos de trabalho estão em fase de mudança e reconceituação. Fenômenos tecnológicos estão outra vez mudando a fase do trabalho e do trabalhador.
Exigi-se do trabalhador moderno flexibilidade, trabalho em equipe, comunicação, etc, para que atenda as necessidades do mercado. O paradigma moderno é: eficiência, eficácia e produtividade e sua relação custo/benefício. Esta é a exigência do mundo moderno para as organizações e para os homens, quem não possuir determinadas habilidades e fortes características tende a ficar fora do mercado de trabalho.
A origem etimológica da palavra trabalho vem do latim vulgar TRIPALIUM que era um instrumento formado por três paus aguçados, com o qual os agricultores batiam o trigo as espigas de milhos e outros, para rasgá-los, enfiá-los, etc.
Na verdade o trabalho é a aplicação da energia do homem para o bem da humanidade, o homem no trabalho é capaz de modificar própria natureza colocando-a a serviço de todos.
Gonzaguinha canta em uma de suas canções: "O homem sem trabalho não tem honra."