Aula do dia 03/03/09

Apresentação do desenho:
Finalidades desta dinâmica:

  • Conhecer uns aos outros;

  • Nos permitir conhecer;

  • Auto-conhecimento;

Nos dá uma visão de inclusão social e análise dos limites do outro, mostrando a importância da subjetivação (espaço íntimo do indivíduo, mundo interno, composto por emoções, sentimentos e pensamentos, com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo) construindo um espaço relacional, ou seja, relacionamento com o "outro") e o inconsciente passa a ser revelado.

Essência = "Ser humano"/diamante não lapidado;

Existência = "O uso da minha essência"/diamante lapidado;

Hereditariedade + Meio ambiente = Existência (a influência do meio em nossa hereditariedade poderá mudar nossa personalidade em alguns aspectos sem interferir em sua base).

Biopsicosocial = Multideterminado

O ser humano é estudado na sua unidade e na sua totalidade, é considerado como um ser multideterminado, ou seja , integra, numa mesma perspectiva, o homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e ser social, enquanto membro da espécie humana e participante de um processo histórico.

O ser humano transforma-se conforme a relação entre o sujeito – ambiente, a conduta humana é tida como mutável e adaptativa às contingências

Qual a importância de um ser humano multideterminado?

Quando falamos de determinação queremos encontrar exatamente objetividade. A ciência que construímos nesses últimos séculos queria e quer exatamente ser a mais objetiva possível, e para isso desenvolve uma metodologia capaz não somente de explicar os fenômenos, mas de controlá-los. E para controlá-los seria preciso conhecer seus processos, funcionamentos, ou em alguns casos as leis que regem sua ordenação. O comportamento humano, com toda sua variabilidade, síntese das motivações internas e externas (de cunho social) é alvo de uma ciência que procura construir leis que possam explicar muito bem seu funcionamento.

Humanizar a Administração?

Humanizar a ação - Hoje temos que nos preparar para viver a era emocional, onde a empresa tem de mostrar ao colaborador que ele é necessário como profissional, e antes de qualquer coisa que é um ser humano com capacidades que agregadas à produção da empresa, com melhoria em sua qualidade de vida, relacionamentos com os pares, o cliente que sentirá isso quando adquirir o produto ou serviço da empresa gerando a fidelização. Humanizar a administração é:

  • Utilizar o potencial humano;
  • Conscientizar a importância de investir no crescimento do indivíduo;
  • As pessoas envolvidas numa organização somente avaliam o valor dessa organização se souberem o quanto esta se preocupa com elas.
  • Dar dignidade de existência e sobrevivência, que tragam benefícios aos envolvidos no campo material, espiritual e humano.